Blog

Por que é importante realizar coleta de água para análise?

Você sabe por que a análise da água é importante? Muito mais que uma obrigação legal, o controle de qualidade da água utilizada por empresas é crucial para garantir a saúde de consumidores e funcionários. Se a norma for negligenciada, a consequência é a transmissão de uma série de doenças, causadas pelo consumo de líquidos contaminados.

Neste post, preparamos um conteúdo especial sobre o tema. Nas próximas linhas, você entenderá a função do procedimento, conhecerá as garantias que ele oferece e descobrirá quem pode realizá-lo e como ele acontece. Continue com a gente!

 

Por que a análise da água é importante?

Todo negócio que quer ser reconhecido no mercado como sinônimo de confiabilidade e segurança deve se preocupar em oferecer, além de produtos e serviços, bem-estar. Para tanto, é necessário que a água, que faz parte dos processos produtivos das empresas, não represente qualquer risco.

 

As contaminações químicas e biológicas fazem parte da realidade, infelizmente. A razão disso é a poluição causada pelo fenômeno da industrialização. Então, a nossa segurança só é contemplada quando há o controle de qualidade da água nos processos de tratamento, da reciclagem e do reuso do líquido, de forma a torná-lo potável, ou seja, próprio para o consumo.

 

análise-da-água-2

 

Quem pode realizar a análise da água?

As empresas precisam realizar análise da água de seus estabelecimentos em laboratórios credenciados à norma ISO 17025. Ela assegura que a instituição contratada segue os parâmetros exigidos pelo INMETRO e está apta a apresentar resultados bem próximos da condição factual da água. Isso porque os laboratórios certificados passam, regularmente, por vistorias, e os seus profissionais são capacitados para realizar a adequada coleta das amostras.

 

Além disso, faz parte das obrigações das organizações estar de acordo com o que dispõe o Memorando 105. O documento define os procedimentos para fiscalização de água de abastecimento em estabelecimentos registrados no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) ou relacionados ao serviço de inspeção de produtos de origem animal na unidade da federação (SFA). Há, ainda, importantes orientações ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) sobre a verificação oficial de água de abastecimento.

 

Você sabia que a água é também chamada de “solvente universal”? Por isso, ela contém inúmeras “substâncias anexas”. Tais componentes podem ser: muito benéficos, pouco benéficos, neutros, pouco nocivos ou muito nocivos à saúde. Saber disso é fundamental para a adoção de processos de purificação eficazes. Então, escolha bem o laboratório que vai realizar a análise, a fim de gerar resultados precisos.

 

Como é feita a coleta de água em análises físico-químicas?

Para determinações físico-químicas gerais em água, como cor, turbidez, dureza e outros parâmetros, a colheita pode ser feita em frasco de água mineral de primeiro uso (510ml), com sua tampa original. O frasco e sua tampa devem ser enxaguados três vezes com a água a ser coletada. Somente após fazer isso é que a coleta deve ser realizada.

 

No caso de amostras de água em torneiras, o líquido escorre naturalmente durante três minutos, aproximadamente. Após a coleta, a tampa precisa ser fixada de modo a evitar vazamentos e identificar a amostra, a qual deve ser transportada sob refrigeração. A quantidade de água recomendada de amostragem é 500ml.

 

No processo de coleta, devem ser usados frascos estéreis, à prova de vazamentos, de material aprovado para contato com água destinada ao consumo humano. Para águas que requerem apenas análises de coliformes (totais e termotolerantes) e contagem total, deve-se coletar 110ml.

 

As amostras devem ser entregues ao laboratório em até 24 horas sob refrigeração. Ao optar pela GTA, os frascos estéreis podem ser solicitados pelo telefone (32) 3223-5074 ou pelo e-mail atendimento@gtaalimentos.com.br. É possível adquiri-los também em farmácias.

 

O termo de coleta é de extrema importância. Por isso, ele deve ser completamente preenchido e entregue junto à amostra. O documento também é fornecido pelo laboratório responsável pela análise da água.

 

Agora que você conhece a importância da análise da água, que tal contratar um laboratório confiável para cuidar disso na sua empresa? Entre em contato com GTA e receba uma proposta personalizada.