Blog

Resultados de exames laboratoriais: ferramentas para assegurar a qualidade da indústria de alimentos

Eles são muito mais que frutos do cumprimento de uma obrigatoriedade. Os resultados de exames laboratoriais dos produtos alimentícios fornecem dados determinantes para que o empresário tome decisões assertivas. Além de garantir que determinado alimento é seguro para o consumo da população, os exames podem indicar correções necessárias no processo produtivo, com reflexo direto na contabilidade da empresa. Por isso, saber interpretar os dados, atribuição do responsável técnico da empresa, é fundamental.

 

O problema mais encontrado após exames laboratoriais de alimentos de origem animal ou que utilizam água são os coliformes fecais. Eles podem estar presentes tanto nos insumos utilizados como ser introduzidos por meio de equipamentos contaminados ou de sua manipulação. Essa realidade reforça a importância da realização dessa análise. Ela deve ser feita em conformidade com rigorosos padrões físico-químicos e microbiológicos exigidos pelos órgãos reguladores.

 

A análise dos alimentos tem a finalidade de assegurar a qualidade dos produtos. Mas, além de conhecer os resultados dos exames laboratoriais, é preciso saber interpretá-los. É necessário que os exames sejam feitos mensalmente, a fim de que a empresa possa certificar-se do produto que está entregando aos consumidores, sobretudo em relação aos mais vendidos. Também é preciso refazer, a cada ano, a tabela nutricional.

 

Nos exames laboratoriais, devem ser analisados os parâmetros determinados na legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também deve ser respeitado o que está previsto no Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) de cada produto.

 

Interpretando os números

Passemos a um exemplo prático. O iogurte só é considerado assim se apresentar contagem de bactérias láticas na ordem de 10⁷ UFC/ml. Assim, deve ser conferido frequentemente. A dificuldade dos clientes está no fato de não entenderem que, neste caso, 10⁶ está abaixo do parâmetro definido. Logo, está fora da especificação. Portanto, os números mostram que a empresa deve adotar ações corretivas. Se estiver errando, é preciso agir para evitar desvios e não perder tempo. Isso vai muito além da fiscalização.

 

Não entendeu? Suponhamos que, em relação a um produto hipotético, seja definido parâmetro de 1.000 UFC/g. Se o resultado encontrado na análise laboratorial mostrar 999 UFC/g, o produto estará dentro do respectivo parâmetro, não havendo problema com a fiscalização. Mas isso não quer dizer que os resultados dos exames laboratoriais tenham sido positivos. Há, neste caso, uma evidente necessidade de alguma ação para assegurar que o parâmetro não ultrapasse o limite na próxima análise.

 

Em uma empresa que fabrica xarope de guaraná, utilizado para a produção de refrescos, ocorre a seguinte situação. Após a análise, notou-se que o índice de açúcar no produto era de 59%. Todavia, parâmetro do RTIQ estabelece que o mínimo deveria ser 52%. A partir dos dados obtidos em laboratório, o empresário chegou à conclusão de que estava desperdiçando matéria-prima: o responsável pela pesagem dos ingredientes estava fazendo o procedimento de maneira errônea.

 

GTA alimentos: velocidade e credibilidade nos resultados de exames laboratoriais

 

A GTA Alimentos é uma das principais empresas do ramo no estado. Prova disso é que conta com o mais bem equipado laboratório do setor em Minas Gerais. Possui acreditação do Inmetro (ISO 18593:2018) para a análise de mais de 60 parâmetros microbiológicos e físico-químicos, exames laboratoriais relacionados a derivados de carne e leite e à água. Segue as metodologias preconizadas pela Anvisa e pelo Ministério da Agricultura. O resultado disso é a credibilidade.

 

Outro ponto de relevância da atuação da empresa é a agilidade. Enquanto no mercado pratica-se a margem de 30 dias para entrega dos resultados dos exames laboratoriais, a GTA Alimentos compromete-se a entregar tudo em, no máximo, dez dias, e os 20 dias de diferença podem representar diferencial em relação às vendas. Isso porque a indústria necessita de agilidade para embasar tomadas de decisão em relação à sua linha de produção.

Resultados de exames laboratoriais

Resultados de exames laboratoriais: identificar para agir

 

Sabe os coliformes fecais citados lá no início do texto? Além de identificá-los por meio de exames laboratoriais, a GTA Alimentos vai além ao realizar vários tipos de análises. Entre elas, a Swab, que quase nenhum laboratório faz. Tudo para descobrir onde ocorre a contaminação: se nos equipamentos ou através das mãos do manipulador. Quanto à linha de produção, uma esponja umedecida nos equipamentos contribui para a identificação de problemas.

 

Mesmo após a não conformidade ter sido identificada, a GTA Alimentos pode auxiliar os empresários, nessa etapa, por meio de uma consultoria, visando corrigir os problemas, passando pela realização de treinamentos com a equipe.

 

Neste artigo, abordamos a importância dos resultados dos exames laboratoriais e como a interpretação pode contribuir para as tomadas de decisão assertivas por parte dos empresários do setor de alimentos. Nesse sentido, a GTA Alimentos oferece grande variedade de serviços, tanto para assegurar a qualidade dos produtos fabricados como para corrigir possíveis desvios identificados durante a fabricação. Fale com um de nossos especialistas e informe-se ainda mais sobre tudo o que a GTA pode oferecer ao seu negócio.