Blog

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle: garantia de qualidade para a produção de alimentos

Empresas do ramo de produção de alimentos têm na implantação do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) uma garantia para oferecer aos clientes produtos de alta qualidade. Essa é uma etapa posterior à adoção das Boas Práticas de Fabricação (BPF), e quem a põe em prática tem uma preocupação com a qualidade, que vai além de apenas cumprir a legislação específica.

 

As empresas que contam com essa análise, contam com garantia quase total sobre o produto final. Isso porque as chances de ocorrer alguma contaminação, algum resíduo físico, químico ou biológico, são mínimas. Trata-se de um sistema para garantir a segurança na gestão de alimentos.

 

Através dele, é feita a análise dos materiais utilizados e da própria produção. Os principais objetivos são identificar possíveis riscos para os consumidores e adotar medidas para mitigar esses perigos. Ultrapassa o controle de qualidade tradicional, que foca apenas no produto final.

 

A Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle é um dos 15 itens do Programa de Autocontrole que os fiscais federais agropecuários inspecionam, e o seu não cumprimento pode acarretar multas, principalmente para abatedouros e laticínios. Isso porque é obrigatória em relação a alimentos de origem animal, que são fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).

 

Portanto, a adoção do sistema APPCC é um atendimento a requisitos legais. A validação do sistema não é feita por empresas credenciadas, mas pela própria fiscalização.

 

Engenharia Alimentos área atuação indispensável indústria interna

Os 7 princípios da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

É a partir da implantação da APPCC que ocorre a identificação de pontos críticos e de controle relacionados à atividade. Posteriormente, são determinados os limites críticos e, em seguida, é necessário monitorar e fazer a verificação com o objetivo de embasar ações corretivas que se fizerem necessárias. O sistema é colocado em prática nas empresas que atuam na produção de alimentos por meio da aplicação de sete princípios:

 

  • Análise dos perigos e das medidas preventivas;
  • Identificação dos pontos críticos de controle;
  • Estabelecimento dos limites críticos e de segurança (para as medidas preventivas monitoradas em cada ponto crítico de controle);
  • Estabelecimentos dos procedimentos de monitorização dos pontos críticos de controle;
  • Ações corretivas em relação a desvios do limite crítico;
  • Estabelecimento de procedimentos de verificação;
  • Estabelecimento de procedimentos de registro.

Empresas que adotam a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle conseguem maior valor agregado para seus produtos. Ele trabalha em todas as etapas da produção, reduzindo custos operacionais ao ter impacto direto, por exemplo, nas devoluções e no retrabalho.

 

Consequentemente, acaba por melhorar a própria gestão da empresa. Isso porque envolve diferentes setores, que devem se comprometer com as melhorias necessárias apontadas após o estudo da linha de fabricação.

 

Soluções simples e baratas para resolver os problemas

 

A Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle é um dos serviços prestados pela GTA Alimentos, uma das principais empresas de consultoria de alimentos de Minas Gerais. A APPCC é desenvolvida pela GTA na própria fábrica, posteriormente às BPF. É feito um estudo da linha de produção e elaborado um plano.

 

Posteriormente, ocorre treinamento voltado à equipe multidisciplinar, composta por profissionais desde o técnico de manutenção até o gerente de qualidade. Todos devem se envolver, a fim de que sejam identificados os pontos críticos de controle.

 

Em relação aos perigos, é feita tentativa para resolvê-los e minimizá-los. O que vira ponto crítico passa a ser monitorado de maneira segura para que o alimento saia sempre igual no final do processo produtivo.

 

Esses pontos críticos de controle são específicos de cada empresa, uma vez que são diferentes as maneiras de produzir. Para a fabricação de produtos derivados do leite, por exemplo, a pasteurização é sempre um ponto crítico, exigindo que seja monitorada o tempo todo.

 

Isso porque qualquer falha pode acarretar a contaminação. Se ocorrer falha, ela deve ser identificada para que o material possa ser reprocessado e que seja garantida a produção de derivados de leite seguros para a população.

 

Outro diferencial da GTA Alimentos é a praticidade dos planos elaborados com base no APPCC. Não adianta ficar inventando um monte de pontos para serem monitorados se isso não terá aplicação prática. O plano deve ser simples e prático. Soluções simples e baratas para resolver os problemas.

 

Neste artigo, tivemos contato com conceito de um importante serviço para assegurar a qualidade de produtos alimentícios, principalmente aqueles de origem animal: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. Nossos dez anos de serviços prestados nesta área nos capacita a afirmar que empresas fortes são construídas com parcerias duradouras. Estamos prontos para ajudar o crescimento de nossos parceiros. Quer saber mais sobre a APPCC? Fale com um de nossos consultores e saiba o que podemos oferecer para a sua empresa.